sábado, 12 de junho de 2010

Aventuras...

...no elevador.

Decerto todos nós andamos de elevador. Eu ando diariamente. Moro num 4º andar. Subir e descer (pelo menos) quatro vezes por dia parecendo que não, cansa. E andar de elevador para mim, que sou uma pessoa pouco social é um exercício de coragem. Em poucos segundos a descer ou a subir o elevador pode bloquear, pode cair em queda livre ou, Deus nos livre, podem entrar outras pessoas. Vizinhos (as), portanto.
O que fazer?
Eu sou muito caladinho e tímido. Sou daquelas pessoas que só falam quando têm algo de útil e/ou interessante a dizer (por isso os meus posts neste blogue não são abundantes) mas naquelas situações há algo que nos impele a estabelecer uma conversação. Algo que sirva para quebrar o silêncio pesadamente incómodo que se instala no interior do elevador. Nessas alturas é comum sair-me algo do tipo: "Então, parece que está fresquinho e tal. Mas amanha está previsto dar Sol" mesmo que nesse dia esteja um calor dos diabos e esteja prevista queda de neve para o dia seguinte. Geralmente sou presenteado com grunhidos incompreensíveis (tenho a impressão de que já me mandaram para um certo sítio...) ou então, no caso de pessoas um pouco mais educadas está a despesa da conversa feita e depois sou eu que tenho de ir grunhindo no resto da conversa.
Noutras vezes viro as costas ao(à) vizinho(a), não digo nada e uso o espelho do elevador para acabar de me ajeitar, o que pode chocar, uma vez que limpar as fossas nasais com o dedo não é especialmente bonito de se ver.

E vocês? O que fazem para quebrar o gelo quando vão no elevador? Quais são os vossos desbloqueadores de conversa? Toca a dizer! Podem ser-me úteis!

4 comentários:

Cor do Sol disse...

Felizmente uso o elevador poucas vezes. Eu, que falo imenso e sou muito sociavel, no elevador não digo nada. Entro muda e saio calada. Acho um local constrangedor e demasiado pequeno para duas pessoas que não se conhecem.

Cor do Sol disse...

Já podes, já podes :)

Norberto disse...

Nós temos edifícios baixos, o que à partida temos menos tempo de permanência no elevador. É natural que maioria das pessoas falem pouco ou nada nos elevadores, nem sequer dá tempo para introduzirmos alguma conversa interessante.
Se acontecer alguma situação inédita no momento sempre pode haver por onde pegar uma conversinha de 1 minuto e meio..mas em geral um bom dia e boa tarde é sempre bem vindo.

Jen disse...

eu realmente farto me de andar de elevador tanto para chegar a casa como para o trabalho. Em geral o silêncio é uma forma de comunicação, muitas vezes necessária e já diz o ditado que boca fechada não entra moscas. Dizer o tal "bom dia" é sempre útil, e se conheces a pessoa do elevador a tal questão de se esta tudo bem..a filha..o gato...caso não, bem para alem do dito "_bom dia" podes ficar sempre calado ou falar de qualquer coisa, do tempo, da pressa..ou ate acho o silêncio uma boa arma, mas se tens boas meninas de vizinhas entao fala nem que seja da cor da mini saia;):P