sexta-feira, 4 de junho de 2010

O que é que eu faço?

Sou frequentemente confrontado com várias questões. Questões como: Samytech, és tão giro, queres sair comigo? Samytech, como consegues ser uma pessoa tão íntegra e honesta? Samytech, como consegues manter esse sentido de humor? Samytech, como consegues ser tão modesto?  Samytech, vamos ao café? Samytech, fazes-me um filho?
Mas há outras questões mais profundas e que abordam o essencial, porque todas as questões acima citadas não abordam o ponto principal. E essa questão, meus caros, essa questão são os meus amigos que fazem: Engenheiro Samytech, o que é que fazes no teu trabalho?
Chamo a atenção para o respeito e a deferência com que os meus amigos me brindam. 
Mas voltando ao tema, esta questão que é frequentemente proferida pelos meus amigos é muitas vezes deixada passar em branco com um simples: "Por favor...sou Engenheiro! Que é que achas que faço?"
Mas, como desta vez foi uma miúda gira e com curvinhas que me perguntou, lá desvendei o que faço. E já que o disse uma vez, desvendo também aqui um pouco do que são as minhas funções. No meu trabalho eu sou, entre outras coisas, um portador de más notícias. Não, não sou um engenheiro informático. Eu sou um engenheiro de electrónica. Sou aquele indivíduo que quando vêem bater à porta do seu gabinete exclamam: "Oh não! Não acredito! Outra vez?". E isto voltou a acontecer hoje.
Que más notícias são estas? Bem, dado que estou responsável por monitorizar, fazer tratamento de dados e, quando calha, de fazer a manutenção a algumas dezenas de equipamentos electrónicos é natural que me tenha de desdobrar para poder acudir a todas as tarefas. Algumas tarefas saem fora do âmbito das minhas funções pelo que quando há bosta chatices, lá vai o Engenheiro Samytech contactar o responsável pela resolução do problema que ocorreu.
Apesar de tudo, o meu trabalho leva-me a sítios que de outra forma me estariam vedados. Que trabalho pode levar um gajo a se deslocar ao terraço do edifício da GNR na Avenida do Mar? Ou a subir ao topo do mastro do farol do Porto do Funchal? Ou fazer quase 1h30 de viagem para trabalhar na Bica da Cana apenas 15 minutos e voltar à base? Ou deslocar-me e fazer manutenção a equipamentos no terraço do Hospital Dr. João de Almada? O meu. E adoro o que faço.

Provadores de Roupa das Lojas

Eu, Samytech Manuel, adoro fazer compras (isto é sarcasmo. E do bom!). Adoro mais ainda ir às compras quando tenho de comprar roupa (sarcarmo, mais uma vez).
É giro (notem na forma como introduzo o sarcasmo suavemente, em que quase não se nota) encontrar uma peça de roupa que é exactamente aquilo que procuramos para depois nos apercebermos de que não há o nosso número. No meio de tantos números é precisamente o nosso que não há. 
E quando há o nosso número (eu sei, comecei um novo parágrafo por "e")? Bem, nesse caso a saga é diferente. Encontrar os provadores é uma parte dela. Concluída esta fase, deparamos-nos com um cubículo cuja porta é nada mais nada menos que uma cortina... Entramos, despimo-nos da roupa que vamos experimentar e no preciso momento em que nos encontramos semi-nus, uma quarentona lembra-se de afastar a cortina do nosso provador só para confirmar que não estava ninguém lá dentro. Mas estava eu! Grrrrrrrrr...... Cortinas a fazer de porta, quem se lembrou daquela ideia devia ser empalado!

Se ainda fosse uma miúda gira aí nos seus 25 anos, vá lá, mas agora assim não há condições!

Mas a saga não acaba aqui. Pronto, experimentamos lá a peça de roupa de que gostamos apenas para descobrir que, apesar de ser o nosso número, não nos serve. Nessa hora passa-nos um pensamento pela cabeça - "Tu queres ver que engordei desde o momento que fui voyerado??"

Desconsolados, saímos do provador (eu estou a escrever no impessoal, na realidade eu saí sozinho pois a quarentona não ficou muito tempo. Fugiu dali agarrada aos olhos e a gritar algo como "horror!" e "os meus olhos estão a arder!!"). Desistimos e vamos para casa sem aquilo que nos predispusemos a comprar, pegamos num balde de gelado e vamos para o sofá afogar as mágoas a ver os Morangos com Açúcar.

E é assim a minha vida.

Edit: Este blog está cada vez menos a se parecer o blog que eu queria que fosse