terça-feira, 27 de julho de 2010

To pee or not to pee, that is the question! (aliás, a questão é 'como?')


Desporto é geralmente uma actividade física ou mental que está sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Esta é uma definição da wikipédia e só por aqui já podemos ver que sexo não pode ser considerado desporto. É porque não está sujeito a regulamentos. Mas o desporto de que vos queria falar é um bocado diferente. Os atletas estão montados, de facto, mas neste caso é numa bicicleta. Trata-se do ciclismo.
Eu não pesco muito de ciclismo mas posso dizer-vos com verdade que aprendi a andar de bicicleta numa bicicleta de corridas - true story. Ainda a tenho, algures, acho eu.
Guardo com carinho algumas das recordações desses tempos: o nariz a sangrar, o cotovelo esfolado, as pernas todas negras, enfim. Belos tempos!
Sabeis pois que o Tour de France chegou ao fim à poucos dias e isso deixou-me a pensar.
Muitas modalidades desportivas me levam a levantar questões interessantes e pertinentes mas nenhuma me levanta tantas questões como o ciclismo. É que sabem, algumas etapas demoram algumas horas. Qual é a pancada deles com o amarelo? Porque é que andam todos juntos? Como é que eles urinam?
Esta última questão é que tem dado cabo de mim e finalmente descobri a resposta. Ei-la: 

[parece que quando tem de ser, tem mesmo de ser...]
Aparentemente param todos e urinam ao mesmo tempo. É o que se poderá chamar de companheirismo ou solidariedade. Mija um, mijam todos! Há ainda aqueles mais práticos que simplesmente puxam para fora e aliviam-se while on the road, o que pode ser chato caso estejam pessoas na beira da estrada.
Existe ainda uma regra que não está escrita e que dita que se algum ciclista tentar se aproveitar destas paragens forçadas, também chamadas de nature breaks será mal visto pelos restantes ciclistas e será atacado por eles.
Partilho portanto esta curiosidade convosco.
Outro tema interessante e que me leva a pensar que os ciclistas têm um cariz comunista são as quedas. Pronto, quando um urina urinam todos ainda se percebe, mas aquela cena de quando um cai caírem todos é um bocado parva.

Não é? É que assim aleijam-se todos!

4 comentários:

Anónimo disse...

parabéns, belo texto.

E deste-me a ideia para o próximo post...

A Madeirense disse...

Uma vez descobri como é que eles fazem o number two...nem queiras saber.

mim disse...

Hum....não fui tão longe, mas receio que seja algo de extraordinário..

Tiago SIlva disse...

Bem esta é uma questão com que me deparo há algum tempo, e quero desde já agradecer este maravilhoso esclarecimento!
Sinto agora que o mundo do ciclismo deixou de ter mistérios para mim!
Obrigado!