quarta-feira, 19 de maio de 2010

Portugal

Num momento de crise de patriotismo gostaria de dissertar um pouco sobre o orgulho de ser português. Muitos dos nossos concidadãos tendem a esquecer-se de onde viemos e isso muitas vezes condiciona o nosso futuro. Não os condeno, mas acredito que se todos nós podemos contribuir para um mundo melhor, certamente podemos começar por baixo e colocar o nosso país no rumo em que ele merece estar.

Portugal começou por ser o Condado Portucalense, uma pequena porção de terra correspondente à região norte do actual território continental. Com as cruzadas e graças à força e coragem dos nossos antepassados o território expandiu-se para Sul. Quando chegamos ao Algarve e a sul ficava o mar, optamos por conquistar alguns enclaves no norte de África, alguns deles sem sucesso. Mas o povo Lusitano era bravo, corajoso e inteligente. Queria expandir os seus territórios e partiu à aventura, muitas vezes às escuras, desbravando mares nunca antes navegados. Fomos pioneiros. Fomos corajosos. Fomos responsáveis por dar novos mundos ao mundo. Fomos o primeiro povo a efectivamente tornar o mundo numa aldeia global, estabelecendo meios de comunicação entre zonas antes demasiado isoladas.

O povo português que actualmente é brando, compadecendo-se com situações pouco dignas à nossa História já foi em tempos um povo bravo, corajoso, avançado para a sua época. Um povo orgulhoso da sua história. Um povo que venceu inúmeras dificuldades.

Nos tempos actuais estamos novamente a ser testados, são-nos pedidos sacrifícios. Não é agradável contribuir para tapar um erro pelo qual não somos directamente responsáveis, mas temos de pensar no bem maior. No elevar cada vez mais alto o nome de Portugal. De voltar a trazer o nome de Portugal para a ribalta por motivos de inquestionável valor e importância e não apenas pelos motivos negativos de que todos nós nos envergonhamos.

Porque acredito que a saída de Portugal da situação económica e social em que se encontra está nos portugueses, vamos todos dar as mãos e levantar, hoje de novo, o esplendor de Portugal.

O futebol é um exemplo de como podemos juntar o nosso orgulho e patriotismo. De como podemos aplicar sinergias em torno de um objectivo comum. O futebol é um elemento que arrasta paixões e, no caso da nossa selecção de futebol, motiva o nosso maior brio e nacionalismo. Porque não aplicar essa força no nosso dia-a-dia? Porque não adquirir produtos produzidos, cultivados, construídos em Portugal? Porque não puxar do nosso cachecol, da nossa camisola que demonstra o nosso orgulho em ser português e produzir mais nos nossos trabalhos?

Eu tenho imenso orgulho em ser português. Não só pelo passado histórico rico e valoroso do nosso pequeno país, mas igualmente por conhecer de que fibra somos feitos. Por saber que somos capazes de mais e de cada vez melhor. Por acreditar que Portugal poderá um dia ser um país respeitado. Um país que se torne um exemplo. Um país que possa orgulhar os seus cidadãos e leva-los a dizer e a levantar bem alto a bandeira de Portugal. Onde quer que estejam. Mesmo estejam em Portugal.

Vamos fazer por orgulhar os nossos antepassados e homenageá-los mostrando que o sangue que derramaram não foi em vão.

Vamos todos ser...Portugal.

Sem comentários: