segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Noções de "Economia para Totós" (1)

Começo este post com umas noções de economia. Pois é meus amigos, não percebo apenas de Engenharia! Ora cá vai (abram bem as cabeças para estas pérolas de conhecimento)...
Inflação: Valor que representa o crescimento contínuo e generalizado do preço dos bens e é calculado como a taxa de variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC).
E o que é o IPC? Aqui vai disto:
Índice de Preços no Consumidor: é um índice que quantifica o custo de um determinado cabaz de bens de consumo em diferentes momentos.
E isto tudo porquê? - perguntarão vocês.
Já explico - respondo eu.
Já alguém teve a oportunidade de ver a publicidade do Pingo Doce? Infelizmente eu já. O que se passa é que numa dessas publicidades, o Pingo Doce clamava que um determinado produto alimentar tinha um preço igual desde Abril do ano passado (2008). Alguém achou que publicitar isto seria uma boa ideia... Ora, atendendo a que a inflação tem estado a descer, o normal seria o preço do produto estar mais baixo. O que aconteceu foi que o preço manteve-se e o Pingo Doce publicita isto como sendo uma coisa boa. Está aqui assinalada, portanto, a primeira das más politicas de marketing pingodocianas que vou esmiuçar hoje.
A segunda má política prende-se com as cores da dita cadeira de hipermercados. Com o preto ainda concordo, agora...com aquele verde-ranho é que não. É ofensivo à (minha) vista.
Terceira má política de marketing: a nova música (?) publicitária do Pingo Doce (nem falo do velhote a falar que o nome dele será sempre igual mesmo daqui a 6 meses, isso é triste de mais). Portanto, põem ali uma mulher a cantar (?) uma música (?) com uma voz fininha?? A música realmente entra pelos ouvidos dentro e fica por lá a reverberar durante um tempo, o que pode ser agressivo. Para os meus ouvidos é! Sofram comigo:
No final disto tudo, devo dar os meus parabéns à equipa de marketing do Pingo Doce. Para além de conseguirem uma cor que fere a (minha) vista, conseguiram a cereja no topo do bolo: uma música que fere os ouvidos!


P.S. - Este é um texto baseado em factos reais embora distorcidos para lhe dar alguma dose de humor. É um post isolado que não reflecte, de todo, a opinião do autor do blog. O autor do blog gosta imenso da cadeia de supermercados Pingo Doce.
Este post scriptum serve o mero propósito de evitar processos judiciais intentados contra o autor do blog. Amén.

Sem comentários: